PT \ EN

Gezo Marques

Gezo Marques nasceu no Brasil e vive em Portugal. O seu caminho fez-se pela formação em comunicação social e anos como diretor de arte e diretor criativo em agências de publicidade. Inevitavelmente, finalmente, chegou à arte como o seu meio de comunicação.

Bem, resumindo, Gezo Marques nasceu, cresceu e vive no meio da curiosidade. A sua arte recriativa tem origem em objetos, estímulos, que encontra por onde passa. O chamado… ‘stuff’. Qualquer coisa é uma tela que não está em branco e isso é o que o motiva, porque se algo já tem uma história, isso já é o ponto de partida (ou viragem) para a vida nova que vai ter através das mãos do artista.

Mãos, olhos e coração. São estes os ingredientes principais das peças de Gezo Marques. É claro que as memórias de uma infância feliz deixam as suas marcas. Quem não gostaria de ter crescido num ambiente onde as frases ‘não faças isso!’ ou ‘não sujes o tapete!’ praticamente não foram ditas…

Também é claro que a sensibilidade estética treinada e aperfeiçoada ao longo dos anos é importante. O que é menos claro é o salto que um simples taco de chão de madeira ou cartaz de rua rasgado podem dar até se metamorfosearem em algo bastante outro.

Adepto da lei de Lavoisier sobre a conservação das massas, Gezo vai muito mais longe, a ponto de tornar mais verdade alguma parte da cosmologia grega: as coisas não se tornam em ‘nada’, as coisas não vêm do ‘nada’. Há sempre um episódio seguinte a uma história passada.

Bem-vindo à de Gezo Marques. Veja aqui o trabalho do artista que conta histórias através de coisas.